Historia da contabilidade
Um pouco da história da Contabilidade. É importante, ter a oportunidade de saber que essa ciência é tão antiga quanto a história da própria humanidade. O conhecimento contábil é necessário para todo e qualquer tipo de empreendimento. Segundo Marion (2005, p. 24), a Contabilidade é a linguagem dos negócios. É um instrumento de medição para os resultados das empresas, analisa o desempenho dos negócios, norteando as tomadas de decisões. Evolvendo também sobre os profissionais contábeis e mudanças com a lei 11638 em 2007 até 2009.
História da Contabilidade
A Contabilidade é tão antiga quanto à história da humanidade. Nas sociedades primitivas, os controles eram rudimentares e tinham como objetivo simplesmente assegurar e proteger as posses dos bens. Na antiguidade, os homens usavam os registros relativos à contagem de rebanhos. Essa contagem, também chamada de inventário, servia como base de análise para que o homem tomasse conhecimento a respeito da variação de sua riqueza em um determinado tempo. Portanto, a origem da Contabilidade está ligada à necessidade de registros das atividades comerciais. A Contabilidade empírica, praticada desde os primórdios, já tinha como objeto o patrimônio, que era representado pelos rebanhos e outros bens no seu aspecto quantitativo.
Desde o inicio da história da humanidade, a contabilidade já existia, e no decorrer do tempo, vem sofrendo mudanças no sentido cultural, econômico, político, social e científico. Seu desenvolvimento foi contínuo à medida que o homem buscava novas fontes para aprimorar seus conhecimentos.
Resumidamente, e só a título de informação, a evolução contábil aconteceu da seguinte forma: Contabilidade do mundo antigo – período que se inicia com o aparecimento das primeiras civilizações. Contabilidade do mundo medieval – período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando foi divulgado o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Pacioli. Contabilidade