historia da contabilidade
Decreto-Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945. Em 22 de setembro de 1982, comemorou-se pela primeira vez, em Brasília-DF.
1) São Mateus
O apóstolo Mateus, filho de Alfeu, e também conhecido por Levi, era de origem judaica. Exerceu na juventude o cargo de publicano, ou seja, o de cobrador de12 impostos, na cidade de Carfarnaum, estando-lhe atribuído o pelouro alfandegário.
Dentro de suas atribuições - idênticas ás dos publicanos da velha Roma - estava a elaboração das escritas e formulação dos principais documentos de receita.
Mateus, atraído pela palavra de Cristo abandonou o telônio e dedicou-se à evangelização, deixando uma grande obra como escritor evangelista. Foi proclamado "Celeste Patrono dos Contabilistas" em 06 de agosto de 1953, por iniciativa dos Colégios de Contabilistas italianos. São Mateus é venerado pela igreja, como mártir, em 21 de setembro, dia que os contabilistas devem consagrar ao santo
Padroeiro.
1 INTRODUÇÃO
A história da Contabilidade é tão antiga quanto a própria história da Civilização e em todos os países do mundo e em todas as épocas a profissão contábil sempre esteve associada à expansão comercial da região. A Contabilidade é uma das áreas de maior demanda de recursos qualificados em empresas, escritórios de contabilidade e demais organizações, sendo o contador cada vez mais