Historia da contabilidade
No final da tarde, quando os animais retornavam, para cada animal que entrava no cercado, retiravam uma pedrinha do embornal; ao entrar o ultimo animal não deveria sobrar nenhuma pedrinha no embornal; se por ventura sobrasse alguma pedrinha algum animal teria se perdido, logo o responsável deveria ir atrás do animal para que o seu patrimônio não sofresse perdas.
As primeiras anotações eram feitas em termos físicos, pois somente haviam trocas, o que fez com que sua evolução fosse bastante lenta. Em 1.100 aC, pelo aparecimento da moeda este quadro se alterou. Uma placa de argila na qual constava um documento sumeriano (2036 – 2028) foi encontrada, na qual constavam caracteres cuneiformes, sistema de escrita dos povos Mesopotâmicos, contendo informações gravadas sobre os ganhos obtidos com cereais numa determinada safra.
A Itália vivenciou a intensidade das atividades mercantis, econômicas e culturais, determinou o surgimento e domínio das escolas de contabilidade. Prova disto, o frei italiano Luca Pacioli, um frade franciscano nascido na Itália, a sistematização da Contabilidade com a criação do método das partidas dobradas. É conhecido como o “Pai da Contabilidade”, devido à publicação de um retrato de Matemática chamado Suma de Aritmética em 1494, no qual incluiu 36 capítulos destinados a Contabilidade. Coube a Pacioli o mérito de