Historia da cidade curitiba
Não é novidade para ninguém, com os constantes anúncios de greve, que a saúde pública está em uma situação delicada em Curitiba: a população da capital paranaense precisa enfrentar longas filas para conseguir atendimento e, muitas vezes, não tem a solução para o que precisa. Agora, o sistema de saúde passará por uma reformulação, mas, de toda a verba destinada à área, o novo secretário de saúde, Adriano Massuda, diz que terá que dividir o montante entre pagamento de dividendos e investimentos de melhoria.
No momento de transição da gestão anterior para essa, que começou em 2013, a secretaria de saúde de Curitiba teve muito trabalho. Além de administrar a dívida, foi preciso resolver problemas emergenciais, como falta de insumos, pagamentos atrasados dos servidores e as dívidas. Massuda acredita que a verba federal poderá ajudar a melhorar o atendimento, mas ainda ficará longe do ideal para a cidade. Ele afirma que está buscando novas fontes de recursos para não impedir os avanços que Curitiba precisa.
Enquanto isso, o que não falta é reclamação da população. O portal Paraná Online conversou com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e viu que a situação é preocupante: além das filas, a população precisa enfrentar a falta de atendimento especializado. Outro problema é que os hospitais de Curitiba prestam atendimento a pessoas de outras cidades do Paraná, o que contribui para o inchaço no serviço. Para Massuda, a solução pode estar nas parcerias com outras prefeituras do estado. Resta saber quando a população terá novamente o atendimento que merece.
Transporte Público
O Transporte urbano em Curitiba tem características inovadoras e tem sido considerado um dos pioneiros em modernização e reestruturação do sistema de transporte urbano no Brasil. Denominada "Rede Integrada de Transportes" (RIT), a operação é realizada por 28 empresas privadas e gerenciada pela URBS (Urbanização de Curitiba S/A), e