Historia da cadeira Emeco chair 1006
924 palavras
4 páginas
Emeco em 1944Wilton Carlyle Dinges era um empreendedor na área metalúrgica, sua compania era conhecida pela fabricação de máquinas elétricas e equipamentos e foi da junção dos trabalhos que eles executavam que surgiu o nome EMECO, em inglês significa Electrical Machine and Equipment Company.
Durante a segunda Guerra mundial o Governo dos Estados Unidos queriam um projeto de cadeira para ser utilizados em barcos e navios da marinha, esses mobiliário deveria ser resistente capaz de suportar a água, a maresia e os marinheiros que não zelavam pelos bens do governo.
Uma missão que foi dada a empresa Emeco,que fizeram um estudo de materiais para poder descobrir qual melhor se encaixava nesse perfil e óbvio que o escolhido foi o alumínio. Além de ser resistentes eram também recicláveis, essas cadeiras foram nomeadas de Chair 1006 e conhecida popularmente como cadeira da marinha.
Fonte: http://www.emeco.net/products/emeco-1006-navy-chair-brushed-us-navy data 14/03/2015
O processo construtivo era todo manual, passando por 77 passos até a expedição do produto, a linha de montagem contavam com equipes especializadas em solda, moagem, tratamento térmico e acabamento.
FORMAÇÃO, SOLDAGEM E MOAGEM
No inicio da fabricação a intenção é conseguir curvas para a matéria prima, as peças então são montadas com processos de soldagem manual e o acabamento é feito por pessoas qualificadas.
ACABAMENTO À MÃO
O processo de escovação exige tempo, porque são manuais, e efetuado centímetro a centímetro para que não haja imperfeições.
TRATAMENTO TÉRMICO
É o sistema de fortalecimento do metal, o produto é inserido a altas temperaturas para evitar oscilação do material no processo de montagem.
ANODIZAÇÃO
O processo eletrolítico transforma a superfície da cadeira de alumínio em óxido de alumínio garantindo força ao material semelhante a dureza de um diamente.
Fonte: http://www.emeco.net/products/emeco-1006-navy-chair-brushed-us-navy data 14/03/2015
O projeto de