historia da arte
A arte data desde a Antiguidade, quando os homens da Pré-História desenhavam a arte rupestre (desenhos feitos nas cavernas). As figuras representavam a caça, mas isso não significava como o grupo vivia; pois elas tinham um caráter mágico, faziam com o que o grupo se preparasse para a tarefa que garantiria a sobrevivência.
A palavra “arte” teve muitos significados durante a história. Sempre houve uma pequena discussão, pois alguns pesquisadores acham que a arte é uma forma de criação, já outros acreditam que é uma forma de imitação.
O surgimento do Renascimento fez com que a arte se dividisse em conceitos: a pintura, literatura, música, escultura, arquitetura e a arte feita com cerâmica, tapeçaria e etc.
Depois do século XIX, a arte teve como objetivo retratar a beleza. Já no século XX, a arte passou a se referir, principalmente, às artes plásticas.
Com o tempo a arte foi se modificando. Com isso, a história da arte pode ser dividida de acordo com a divisão dos períodos da história da humanidade: Antiga, Medieval, Renascentista e Moderna.
REALISMO :
O realismo é uma maneira de apresentar ou de conceber a realidade tal como ela é. Para a filosofia, o realismo é uma doutrina que propõe que aqueles objetos percebidos pelos sentidos dispõem de uma existência independente e que vai mais além do indivíduo que os percebe como reais. Ou seja, existem más além do que você ou eu percebemos.
Na arte o realismo é o sistema estético que propõe se levantar como uma fiel imitação da natureza; nós podemos nos encontrar com o realismo pictórico, que tentará plasmar a realidade nos quadros e com o realismo literário, que por seu lado pretenderá oferecer um testemunho fidedigno sobre a época da qual se ocupa.
ROMANTISMO :
O romantismo foi um movimento artístico dos séculos 18 e 19 que veio como uma forma de rebelião artística contra o iluminismo. Suas