historia da arte
A actividade artística é uma constante na história da humanidade. É permanente em todas as épocas e sociedades e é uma forma do homem se transcender, de buscar a plenitude existencial.
A arte é exclusiva do ser humano. Apesar de não uma necessidade física ou fisiológica, é necessária. É espontânea, traduzindo-se numa emergência espiritual da produção do ser humano no mundo.
A produção artística é o trabalho sobre matérias e materiais, através de diversas técnicas e instrumentos, com o intuito de configurar formas, figuras e espaços.
A linguagem da arte
O homem, através da sua produção artística, reteve o que viu e o que pensou. A organização com que fez (através de símbolos, sinais, signos, manchas, linhas e formas) deu origem a uma linguagem: a linguagem da arte. Assim, a arte pode ser entendida como veículo de comunicação entre o artista e o publico.
Leitura e avaliação da obre de arte
O objecto de estudo da história de arte é o conhecimento histórico e estético das obres artísticas. Assim, fazem parte do estudo tanto a pesquisa histórica do artista e da obra como leitura e interpretação do mundo visual das criações artísticas.
Civilização grega
Civilização nascida apartir de um povo invasor – Os Helenos -, conheceu apartir do VII uma ascensão económica desmesurada.
Desenvolveram cânones, que eram unidades, regras e valores pré-estabelecidos para a concretização da obra de arte ideal.
O belo só existia caso os cânones fossem aplicados, transformando a arte numa produção exclusivamente racional.
A obra de arte grega era muito realista, pelo que a religião não influenciou de modo algum.
Introduziram a perspectiva na representação, uma novidade artística.
Os objectivos da arte grega eram procurar a Beleza e a Harmonia Universal, conceitos suportados pela filosofia.
Formulação da arte clássica
A civilização grega desenvolveu uma cultura totalmente Original: nova concepção do homem e da sua relação com o mundo, a