Historia da arte
Paleolítico- os homens pré- histórico começaram a classificar seus utensílios associando forma e função. Eram nômades e se abrigavam em cavernas ou sob rochas salientes. Suas obras mais surpreendentes são as imagens de imagens de animais pintadas nas superfícies rochosas da caverna, como a do Bisão Ferido (Altamira), ficavam nos recessos mais escuros, faziam parte de um ritual magico cujo propósito era assegurar a caça bem- sucedida. Os paleolíticos também criaram pequenas estatuas do tamanho de uma mão, cortada em talhadeiras rudimentares, assim chamada Vênus de Willendorf, possuía forma arredondada, representando a fertilidade, sugerindo um “seixo sagrado”.
Paleolítico e Neolítico – Os homens fizeram suas primeiras e bem sucedidas tentativas de domesticar animais e cultivar cereais, formar aldeias a partir de métodos básicos de construção arquitetônico.
Neolítico – Os artistas do período neolítico trabalhavam com madeira e outros matérias perecíveis, que portanto se perderam, com exceção à regra o grande círculo de pedra em Stonehenge no sul da Inglaterra, seu objetivo religioso, estrutura inteira voltada para o povo exato em que o sol se levanta no dia mais longo do ano.
Egito
Escultura – Sem movimento, imponente, maiores que o tamanho real, era a morada da alma.
Arquitetura – destaca as pirâmides onde eram enterrados os faraós; os egípcios acreditavam em vida após a morte, portanto o corpo deveria ser conservado. No interior da pirâmide ficava sua estatua “morada da alma”, as paredes eram pintadas como se fosse um diário do faráo, uma capela ficava a oferenda ao deus Ka, o ouro que deveria ser entregue. A mais antiga é provavelmente a do Rei Zoser, uma pirâmide de degraus que sugere um agrupamento de mastaba.
Akhenaton- foi revolucionário, não apenas na sua fé, mas também na preferência artística; as plásticas parecem mais maleáveis e sua antigeometria. As antigas tradições religiosas foram restauradas, mas suas inovações artísticas