historia da arte
Curso: Publicidade e Propaganda
Disciplina: Teoria e História da Arte
Aluno: emerson francisco
Resenha
SANTOS, Maria das Graças Vieira Proença dos. História da Arte. São Paulo, SP:
Editora Ática,2006, pp.11-77.
No livro “História da Arte”, Maria das Graças Vieira Proença dos Santos apresenta os primeiros registros do homem considerados artísticos e também as peculiaridades e influências de cada período e/ou cultura no processo de evolução da arte. Licenciada em Filosofia e Letras, pós graduada em Estética no departamento de filosofia da USP e professora no ensino particular e na rede oficial do estado de São Paulo, a autora, fala em seus capítulos sobre as civilizações antigas: como viviam, como era o processo artístico da época, técnicas, estética e particularidades, além de discorrer sobre a influência de alguns fatores, tais como: religião, política, compressão do mundo etc.
O primeiro texto se refere a arte do período Paleolítico, onde traços eram feitos em cavernas. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior a escrita. O artista pintava os seres, um animal, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza qual a sua vista o captava. Para o homem do Paleolítico, não eram representações de seres, mas os próprios seres. Ao longo da história, o ser humano projetou "armas" que os ajudassem em certas limitações e desenvolvia técnicas do tecer, fabricavam cerâmica e já construíam as primeiras moradias, seu poder de observação foi substituído pela racionalização esse é o homem neolítico.
Já na civilização egípcia, uma das principais civilizações da antiguidade, rica em cultura, produziu-se uma escrita bem estruturada. Sendo bastante religiosos, segundo suas crenças, a vida humana podia sofrer intervenção dos deuses desde seu início a arte egípcia concretizou-se nos túmulos e nos objetos, como estatuetas e vasos deixados junto aos mortos,