Historia da arte
As informações e conhecimentos que temos deste tempo foi, resultado de pesquisas de historiadores e antropólogos.
Eles que reconstituíram o modo de viver dos homens que viveram nesta época, onde deixaram registrada a sua cultura a partir de objetos encontrados em várias partes do mundo e de pinturas achadas nos interiores de cavernas.
As primeiras manifestações artísticas foram registradas neste período, elas se consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas ou das mãos em negativo.
O Naturalismo da arte paleolítica se dá pelo modo que os “artistas” demonstravam apenas o que viam, ou seja, o “artista” pintava os seres, um animal, do modo como o via, reproduzindo a natureza da forma que ele a captava através da visão.
Os historiadores, supõem que estas pinturas faziam parte de uma “crença”, onde o pintor tinha o poder sobre o animal verdadeiro, desde que o representasse ferido mortalmente em um desenho.
Havia outros tipos de pinturas, as feitas em rochedos e paredes de cavernas, onde interpretavam a natureza, eram imagens de animais temidos carregados de traços que revelam força e movimento, como os desenhos dos bisontes e outras feras; já as das renas e dos cavalos os traços eram de leveza e fragilidade, essas pinturas eram chamadas de pinturas rupestres.
Eles também, faziam trabalhos em esculturas, com a predominância das figuras femininas, transferindo a idéia de fertilidade.
Neolítico
Este período foi adotado a técnica de construir armas e instrumentos com pedra polida mediante atrito, se deu também o início da agricultura, da domesticação de animais, onde transformou profundamente a história humana.
No período Neolítico foram desenvolvidas as técnicas de tecer panos, fabricação de cerâmicas e das construções das primeiras moradias, eles construíam suas próprias moradias, que são conhecidas como nuragens e outras construções que são conhecidas como dolmens, se deu também a produção do fogo por