Historia Da Arte E Do Design Questionario
DISCIPLINAS: História das Artes [ARTQ.&URB.]/ História da Arte e do Design
PROF. Mário Arreguy
ESTUDO do LIVRO:
COLI, Jorge. O que é Arte. 13. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993(91). [Disponível em cópia no quiosque do xerox –pasta de história da arte- e na biblioteca]
ATIVIDADE: Responder às questões:
1) Pelo meu entendimento, ele quis dizer que a arte possui definição fixa, ou seja, está pré-definido o que é arte e o que não é. Porém, se isto é tomado como um fato devemos também considerar que ela possui limites imprecisos uma vez que uma colher de pau não seria considerada uma obra de arte de acordo com os padrões estipulados, mas neste caso ela é.
2) Na grande maioria das vezes damos muito valor para a fala daquele que possui o conhecimento prévio necessário para julgar algo, não seria diferente com a arte. Desta forma julgamos um crítico, ou historiador, ou alguém renomado da área como apto a proferir a definição de arte a uma obra. Se um grande artista como Moebius (se ainda estivesse vivo) dissesse que a nova pintura de um desconhecido é arte, certamente muitos iriam rever seus conceitos e cogitariam considerá-la como tal.
3) Nossa sociedade estipula o que é arte através de museus dentre outras formas, deixando assim bem claro que todos os objetos encontrados nestes locais são, de fato, arte. Um exemplo são os edifícios tombados, eles do ponto de vista arquitetônico são considerados arte, como o Automóvel Clube localizado no centro. Temos também o museu de Inhotim que possui grande acervo para exposição de arte moderna, um dos maiores do Brasil.
4) Pois para ele “a situação não é assim tão rósea”, ou seja, a noção do que é arte não pode partir de uma definição fixa e pré-estabelecida, ela não pode ser julgada pela lógica, teoria ou abstração, mas sim através das considerações dos meios culturais em que ela está inserida. Assim podendo julgá-la como arte ou não.
5) O sentido antigo remete a perfeição, é o melhor trabalho produzido por um