AS MODALIDADES OLIMPICAS
ED. FISICA
Manaus / AM – 2015.
LEANDRO DE SOUSA MAGALHÃES
Serie: 6º ano Turma: 3 - Vespertino.
AS MODALIDADES OLÍMPICAS
Manaus / AM – 2015
AS MODALIDADES OLÍMPICAS O Movimento Olímpico é fundamentado na Carta Olímpica, documento estruturante - em vigor desde 11 de Fevereiro de 2010-, com os Princípios Fundamentais do Olimpismo, as Regras e os Textos de Aplicação adotados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Na definição da Carta Olímpica, os componentes do Programa Olímpico são: Esportes, modalidades e eventos.
Esportes são regulados e administrados pelas Federações Internacionais (IFs - sigla em inglês), como, por exemplo, o voleibol, regulado pela Federação Internacional de Voleibol.
Modalidade é um segmento do esporte como, por exemplo, o vôlei de praia.
Evento é uma competição ou uma prova, que premia os vencedores com medalhas e diplomas.
O Calendário Olímpico de cada edição dos Jogos organiza e determina os dias e horários para a realização dos Eventos de Esportes e Modalidades.
Para que um esporte seja reconhecido como olímpico ele terá que ter sua administração e regulamentação conduzidas por uma Federação Internacional que siga as orientações da Carta Olímpica. E para que esse esporte faça parte do Programa Olímpico ele terá que ser praticado em larga escala, ser recomendado pela Comissão de Programa Olímpico, e seguir os critérios estabelecidos pelo COI.
Existe uma lista de esportes já reconhecidos pelo COI, alguns novos como o surfe e o caratê e outros antigos e que até já fizeram parte do Programa Olímpico, como o pólo eqüestre, de 1900 a 1936.
O Comitê Executivo do COI é o fórum que determina a escolha, assim como os critérios e condições para a inclusão de qualquer esporte, modalidade e evento no Programa Olímpico de cada edição dos Jogos. É fundamental que o código antidoping da Agência Mundial Antidoping (World Anti-Doping Agency - WADA)