Historia da Arte - A Arquitetura da Arte Egipciana
QUESTÕES
1. A arte e a arquitetura egípcia são demonstrações seguras em que se pode visualizar e perceber a rigidez e as buscas daquela civilização acerca da ideia de imortalidade e eternidade. Partindo dessa premissa explique as características formais presentes na arquitetura, na escultura e na pintura egípcia, apontando diretamente as peculiaridades existentes nestas linguagens.
A arquitetura egípcia com sua estrutura feita de pedras de cerca de 20 toneladas e 10 metros de largura, proporcionam grande durabilidade por serem tão sólidas. Suas características sempre nos passa sensação de eternidade, por esse motivo os monumentos mais importantes eram os túmulos e templos, já que a vida após a morte era considerada mais importante e a crença religiosa era presente o tempo todo. As pirâmides eram feitas para enterrar o faraó mumificado, junto aos seus pertences e seus escravos para facilitar sua passagem á eternidade, outro ponto representativo da busca a imortalidade era o leão na entrada da pirâmide que representava a força e com sua cabeça humana, representando a sabedoria, eles acreditavam que afastavam os maus espíritos e também a porta virada para a estrela polar também pode ser ressaltada, afim de que o faraó recebesse influência estelar.
A pintura tinha a função de representar a eternidade, sempre cada desenho com sua cor representante, ate sua escrita eram desenhadas.
Na escultura é possível observar uma postura majestosa e forte, devido ao exagero da proporção do corpo, eram esculpidas na pedra o que passa a sensação de eterno; o desenho por sua vez era sempre representado por hierarquia, as figuras maiores possuíam maior poder aquisitivo.
2. Podemos afirmar que a arte egípcia é um produto desenvolvido exclusivamente por motivos estéticos? Explique.
Não, pois além da estética eram utilizado também as crenças e a religião.
A arte era limitada a uma estética padrão, com cores