HISTORIA DA ARQUITETURA BRASILEIRA
1 De acordo com o texto, quais conquistas do pós-modernismo podem ser destacadas?
Os axiomas da arquitetura moderna gradualmente deram lugar à diversificação de linguagens, o que contribuiu para recuperar parte do apuro construtivo, capacidade de construir com qualidade, perdido em uma crise, este fato positivo ocorreu a partir da ampliação dos elementos de arquitetura , materiais e sistemas construtivos utilizados, seguidos do necessário desenvolvimento de detalhes próprios das diferentes expressões formais seguidas. Também merece ser destacada a revalorização da inserção do edifício no contexto, além da revisão de outros dogmas e falácias modernistas, tanto no âmbito da arquitetura quanto no urbanismo.
2 Quais são os postulados da escola paulista apresentados no projeto do grupos para o pavilhão brasileiro da expo’92 servilha?
A proposta apresentava os grandes vãos compulsórios e a consequente continuidade espacial interior, antes utilizados sob o argumento da criação de “espaços democráticos”, e semelhante paleta de materiais mínima, reduzida quase que ao concreto aparente e o vidro.
3 De acordo com o autor, “(...) o período marcado pelo ideário pós-modernista no brasil apresentou um plano espectro de atitudes retroativas”. Quais foram? E como ele trata a década de 80 na arquitetura brasileira?
O período ideário pós-modernista apresentou um amplo espectro de atitudes retroativas: de frivolidades desmedidas a revisões de tom grave sobre temas primordiais como cidade, contexto e edifício. Foi uma época de “re-alfabetização” da arquitetura, de recomeçar a soletrar algumas palavras com o vocabulário e a sintaxe de linguagens que se encontravam em deuso, adotando composições com volumes primários e elementos de arquitetura tradicionais. Evitava-se, em contrapartida, o uso de pilotis, janelas rasgadas e outras conquistas valiosas do período anterior.
4 De onde vem a inspiração da arquitetura contemporânea? Para onde ela “olha”?
Há