Historia da angola
A república de Angola fica situada na costa ocidental do continente Africano.
Possui uma longa fronteira marítima como uma longa fronteira terrestres, a norte faz fronteiro com a república democrática do Congo (Kinshasa) e a república (Brazzaville), a leste as repúblicas democráticas do Congo(Kinshasa) e da Zâmbia e, a sul a Namíbia.
A província de Cabinda está separada do resto do território pelo rio Congo e por território da república democrática do Congo, fazendo fronteira a norte com o Congo. O território angolano tem de superfície 1.246.700km. A capital é a maior cidade de Angola é Luanda outras cidades importantes são: Huambo, Lobito, Benguela, Cabinda, Lubango, Malange e Namibe.
O seu relevo de vegetação e hidrografia o relevo é caracterizado pela existência de planaltos no interior. Quanto à vegetação, Angola possui uma grande variedade de paisagens desde florestas densas, do tipo equatorial, como a floresta do Maiombe, em Cabinda às zonas cobertas por arbustos e ervas até às vastas extensões desertas do Namibe. Uma grande parte do território tem capinzais e savanas de diversos tipos. As árvores mais marcantes são o embondeiro, as palmeiras-de-dendém e as cactáceas. Nas altitudes mais elevadas (serra da chela, Bailundo e outras) predominam as estepes. No que respeita à hidrografia, o território angolano é atravessado por rios importantes como o Zaire, o Cuanza e o Cunene.
A Diversidade climática de Angola é grande o clima é tropical no norte e temperado nas zonas de maior altitude, existem duas estações distintas: uma quente e húmida, em que a pluviosidade é maior, e outra mais fria e seca, denominada cacimbo, no entanto as variações de temperatura são pequenas.
A população é composta por grupos étnicos autóctones, uns de origem bantu (Ovibundos, umbundos bacongos, kimbundus , etc.) e outros não bantu (bochimane ,vátua e outros) e ainda por europeus ibéricos.
Idiomas línguas nacionais (principais: umbundo, Kimbundú, quicongo,