história de Angola
Índice [esconder]
1 Etimologia
2 História
2.1 Primeiros habitantes
2.2 Período colonial
2.3 Processo de descolonização
2.4 Independência, Guerra Civil e República
3 Geografia
3.1 Pontos extremos
3.2 Clima
4 Demografia
4.1 Línguas
4.2 Religião
5 Governo e política
5.1 Sistema eleitoral
5.2 Justiça
6 Subdivisões
7 Economia
8 Infraestrutura
8.1 Saúde
8.2 Educação
8.3 Telecomunicações
8.4 Tecnologia
9 Cultura
9.1 Dança
9.2 Festas
9.3 Miss Universo
10 Notas
11 Referências
12 Bibliografia
13 Ver também
14 Ligações externas
Etimologia[editar | editar código-fonte]O nome Angola é uma derivação portuguesa do termo bantu N’gola, título dos reis do Reino do Ndongo existente na altura em que os portugueses se estabeleceram em Luanda, no século XVI.
História[editar | editar código-fonte]Ver artigo principal: História de Angola
Primeiros habitantes[editar | editar código-fonte]Ver artigo principal: Reino do Ndongo Mapa do antigo Reino do Ndongo.
Encontro de portugueses com a família real do Reino do Kongo.Os habitantes originais de Angola foram caçadores-colectores Khoisan, dispersos e pouco numerosos. A expansão dos povos Bantu, chegando do Norte a partir do segundo milénio, forçou os Khoisan (quando não eram absorvidos) a recuar para o Sul onde grupos residuais existem até hoje, em Angola (ver mapa étnico), na Namíbia e no Botsuana.
Os Bantu eram agricultores e caçadores. Sua expansão, a partir da África Centro-Ocidental, se deu em grupos menores, que se relocalizaram de acordo com as circunstâncias político-económicas e ecológicas. Entre os séculos XIV e XVII, uma série de reinos foi estabelecida, sendo o principal o Reino do Congo que abrangeu o Noroeste da Angola de hoje e uma faixa adjacente da hoje República Democrática do Congo, da República do Congo e do Gabão; a sua capital situava-se em M'Banza Kongo e o seu apogeu se deu durante os séculos XIII