historia da america seculo XIX
América no século XIX
Expansão dos Estados Unidos os pimeiros anos Após a independência dos Estados Unidos da América,foram marcados pela expansão territorial e consequentemente houve um grande crescimento populacional, e econômico que foi possibilitado por diversos fatores; entre eles esta à ampliação de fronteiras, como a compra da Louisiana, o domínio de Óregon e a incorporação do Texas, da Califórnia, do Novo México, de Utah e de outros territórios que antes perteciam a países como México, Grã-Bretanha e França.
Outro fator que possibilitou o desenvolvimento dos Estados Unidos foi a vinda de imigrantes, vindos da Grã-Bretanha, França, Países Baixos, Escândinávia, dos territórios germânicos e eslavos. Estes imigrantes fugiam da fome, das perseguições religiosas e políticas e buscavam seu próprio pedaço de terrra.
No início do século XIX a população norte-americana teve grande crescimento demográfico isso contribuiu para que se pretendesse ocupar terras a Oeste, em razão da necessidade de aumentar a produção agrícola e a área destinada aos rebanhos.
Os norte-americanos acreditavam no “Destino Manifesto”, uma ideologia na qual deveriam civilizar outros povos,pois haviam sido escolhidos por Deus para levar seus valores e se estender do Atlântico ao Pacífico. Mas em nome dessa ideologia eles acabaram contribuindo para o extermínio do indígena, além de também para empurrar suas fronteiras desde o Rio Mississipi até a costa oeste.
A ocupação das novas regiões também foi favorecida pela Lei do Homestead, em que qualquer pessoa que seja cidadão dos Estados Unidos teria o direito de ocupar uma determinada quantidade de terras devolutas, ou seja, teria direito sobre uma terra que ainda não tenha dono. Devido a estes fatores, foi possível a rápida expansão territorial dos Estados Unidos da América.
Expropriação de terras indígenas
O massacre dos povos indígenas nos EUA foi o mais sistemático e violento da