categorias concetuais da ginastica
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: GINÁSTICA GERAL
CATEGORIAS CONCEITUAIS DA GINÁSTICA
VÁRZEA GRANDE AGOSTO-2013
RONI CASSIANO DE OLIVEIRA
CATEGORIAS CONCEITUAIS DA GINÁSTICA
Trabalho solicitado pelo professor Joás Dias Cavalcante,a fim de avaliar o desempenho em sua disciplina Ginástica Geral.
VÁRZEA GRANDE
AGOSTO-2013
INTRODUÇÃO
As áreas da Educação Física e do Esporte cresceram de forma espantosa nos últimos anos; conseqüentemente, suas terminologias também se expandiram. O estudo do movimento envolve um elevado número de termos específicos que são incorporados na área e também na Língua Portuguesa.(BARBANTI,2011).
A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.
Como se sabe, a ginástica é o conjunto de movimentos, que servem para reforçar e tornar harmonioso o nosso corpo. Para melhor compreender a utilidade dos exercícios, é indispensável se conhecer como somos feitos. Os ossos e os músculos que permitem os movimentos e os processos químicos que se desenvolvem, nos vários organismos.
O termo ginástica originou-se do grego gymnádzein, que tem por tradução aproximada "treinar" e, em sentido literal, significa "exercitar-se nu", a forma como os gregos praticavam os exercícios. Seu sentido advém da ideia primeira, que é a prática milenar de exercícios físicos metódicos, ao contrário da ginástica surgida como modalidade esportiva. A denominação ginástica, foi ainda inicialmente utilizada como referência aos variados tipos de atividade física sistematizados, cujos fins variavam de atividades para a sobrevivência, como na pré-história, aos jogos, ou à preparação militar, para o atletismo e as lutas.
“A ginástica é a