Historia contemporânea do brasil
Curso de Jornalismo
Disciplina: História Contemporânea do Brasil
1- Dentre as inúmeras interpretações atribuídas ao Golpe de 64, merecem destaque aquelas que o compreendem como uma saída política autoritária para a resolução da primeira crise do capitalismo brasileiro, esboçada no início da década de 1960 (61-64). Admitindo a pertinência analítica de tal enfoque, analise:
a) os motivos pelo qual o Golpe é tomado, na interpretação de Caio Navarro de Toledo, como um descaso pela democracia;
b) as medidas de política econômica adotadas pelo governo de Castelo Branco, no sentido de resolver a crise econômica do início dos anos 60?
2- "Acompanhávamos de longe o que se passava no Brasil. Não que eu estivesse certo do que poderia resultar de uma revolução armada, o heroísmo dos guerrilheiros como única resposta radical à perpetuação da ditadura merecia meu respeito assombrado. No fundo, nós sentíamos com eles uma identificação à distância, de caráter romântico, que nunca tínhamos sentido com a esquerda tradicional e o Partido Comunista. Nós os víamos – e um pouco nos sentíamos – à esquerda da esquerda”. (Caetano Veloso)
Com base no contexto descrito pelo compositor baiano, discorra sobre os principais instrumentos repressivos, coercitivos e legitimadores empregados pelo regime militar, na supressão e reversão das tendências contestatórias do momento.
3- Os anos 90 representaram uma ruptura, quer do ponto do modelo econômico seguido desde a década de 30, quer do ponto de vista do perfil de Estado que o capitaneou, quer ainda no que se refere aos padrões culturais e de consumo que passaram a moldar a atual sociedade brasileira. Pensando nesta ruptura, explique:
a. algumas das principais conseqüências políticas e sociais do fenômeno inflacionário vivenciados pela economia brasileira durante os anos 80 e inícios dos 90.
b. o significado e impactos do neoliberalismo aplicado em tal contexto;
c. a relação entre tais fenômenos e o que