historia antiga
Em Atenas as pessoas se reuniam em praça pública para discutir assuntos do governo, esse era u ato fundamental da cidadania e atualmente nós não nos reunimos em praça pública para discutir assuntos políticos e achar uma solução , deixamos nas mãos dos nossos representantes e não levantamos do sofá para realmente tentar mudar algo em vez de só reclamar.
A diferença é q em Atenas o conceito de democracia não estava incluindo toda a população, pois nem todos eram considerados cidadãos... Hj, "todos" tem direitos iguais, portanto não exclui partes da população!!!
O texto “Cidades-estado na Antiguidade Clássica” de Norberto Luiz Guarinello traz algumas questões essenciais que esclarecem a história da cidadania e a vida nas tais Cidades-estado e que se relacionam claramente com a vida de nossa sociedade atual. Alguns trechos desse texto me chamaram a atenção e sobre eles tenho algumas considerações a fazer.
Começando pelo início do texto em que com esse trecho: “Trata-se, contudo, de um efeito ilusionista produzido pela necessidade que a Europa sentiu, sobretudo a partir do século XIX, de definir o Ocidente em relação com o resto do mundo, traçando suas origens na tradição literária do mundo greco-romano e projetando-a, no presente, como berço da civilização humana.” o autor faz-nos atentar para, como ele diz, armadilha ideológica, que assumimos como verdade em nosso cotidiano, de pensar Grécia e Roma como berço de nossa civilização atual. Essa crença imposta, ou talvez, induzida pela Europa no século XIX perdura até os dias de hoje e que desde pequenos acreditamos fielmente desde as primeiras aulas de história nos colégios. Mas