Historia 5
Essas elites provinciais demandaram a transferência de poder politico, que estavam exclusivamente na instancia imperial, para as províncias. Os regentes do império diante das ameaças separatistas dessas elites concordaram com essa transferência de poder, que pode ser observado nas seguintes leis:
. O ato adicional de 1834 a constituição de 1824
. A criação da guarda nacional (1832)
. O código de processo penal (1832)
b) Sim, embora o estado imperial continuasse sendo um estado unitário e não uma federação de estado. O ato adicional efetivou a transferência de poderes para as provinciais
Direito de criar assembleias provinciais com o poder de crias leis e impostos provinciais, desde que não se confundissem com os dos impérios e dos municípios.
c) Sim, a criação da guarda nacional se inscreveu no contexto histórico do período regencial, pois as elites provinciais e municipais demandaram pela oficialização do seu poder de milícia. Isso foi feito por meio da criação da guarda nacional, os membros das elites viraram “coronéis” e seus milicianos que garantiram a “ordem” e a “segurança” nas províncias e nos municípios.
Resolva as questões objetivas 1, 2 3 e 4 do capítulo 3 de seu Livro Didático.
Resposta:
1- C
2- D
3- A
4- D