Historia 1º teste
1.1 A evolução demográfica.
Objetivo 1. Relacionar a economia pré-industrial e o modelo demográfico antigo.
Na idade moderna (séc. XV-XVIII) vigorou na Europa uma economia de tipo pré-industrial, isto é, caracterizada por uma base agrícola e pelo atraso tecnológico. A maior parte da população (cerca de80%) dedicava-se à agricultura utilizando utensílios rudimentares (foice, enxada), empregando, exclusivamente, a força animal e humana, praticando o pousio e desconhecendo o uso de fertilizantes, A debilidade tecnológica não permitia aumentar a produtividade, logo, o aumento da população era “bloqueado” pelas fomes. Em resumo, as crises alimentares ajustavam as populações às subsistências. Este equilíbrio precário entre os recursos alimentares e o contingente populacional só viria a ser rompido em meados do século XVIII, graças às revoluções agrícola e industrial.
Objetivo 2. Caracterizar a demografia pré-industrial
Antes da Revolução Industrial do século XVIII, a Europa caracterizava-se, no que diz respeito à população, por aquilo a que se chama o modelo demográfico antigo ou modelo demográfico de Antigo Regime (séculos XV, XVI, XVII, primeira metade do século XVIII), apresentando os seguintes indicadores:
1. Taxa de Mortalidade (nº de óbitos por cada 1000 habitantes) muito elevada, na ordem dos35‰
2.Taxa de Mortalidade Infantil (nº de crianças mortas antes de perfazerem o 1º ano de vida),muito elevada, contribuindo em primeiro lugar, para a elevada TM geral (no século XVII, em cada 100 crianças nascidas, 25 morriam antes da idade de 1 ano).
3.Taxa de Natalidade (nº de nados-vivos por cada 1000 habitantes) ligeiramente maiselevada que a TM (na ordem dos 40‰), o que permitia, em anos normais, um ligeirocrescimento da população.
4. Casamentos tardios, que actuavam como meio de controlo da natalidade.
Objetivo 3. Reconhecer uma crise demográfica
No modelo demográfico antigo, as crises