Historia 02
1 – Faça uma analise da ideia, conceito de Antiguidade Tardia.
Dos séculos IV ao VII é o que podemos chamar de “Antiguidade Tardia” mas essa definição é muito complexa, pois muitos autores dão diferentes nomenclaturas a ela, assim como, por exemplo, Hilário Franco Junior, que a denomina “Primeira Idade Média” já Jacques Le Goff aceita o primeiro termo usado, Franco Jr. Defende que a primeira idade media foi a o prolongamento do Império Romano do Ocidente, pois o império já estava em declive desde o século II e continuou durante a primeira idade media.
Para Jacques Le Goff, a “Antiguidade Tardia” não é “Antiguidade”, mas também não é “Idade media” mais sim um período de transição, ou seja, de rupturas que pode ser visto também como uma evolução das estruturas sócias e mentais daquela época, Le Goff nos diz que a data de 476 d.C não pode ser usada como marco de transição da antiguidade para a idade média, pois segundo ele as estruturas sócias evoluem mais rapidamente do que as mentais, Franco Junior, concorda Le Goff , porque um período de transição não pode ocorrer em curto prazo.
Ambos os autores concordam que nunca haverá uma aceitação uníssima de uma única nomenclatura ou mesmo uma data especifica que defina o inicio da idade media, então cada pesquisador deve olhar seu ponto de vista de acordo com as especificações que procura.
2 – Disserte sobre as invasões barbaras e seu impacto na sociedade politica e econômica.
O império Romano do Ocidente viveu constantemente com ameaças de invasões barbaras, o que definia uma pessoa ser Barbara ou não era ela não ser romana essa era a definição basicamente.
Com a falha na estrutura burocrática administrativa do império romana do ocidente desencadeia uma desestruturação do Império de certo modo uma corrupção.
Depois da ascensão de Otavio, podemos dizer que Roma até que viveu uma certa estabilidade de 200 a 250 d.C.); mas não podemos negar que havia disputa