HISTORIA DA ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL 02
TERESINA- PI, 02 DE MARÇO DE 2015
BREVE HISTORIA DA ENGENHARIA Um ato de engenharia e o ato de transformar algo que está disponível na natureza útil para o ser humano, portanto desde o período da pedra lascada que existem pessoa com características de um engenheiro, que foram evoluindo uma prova disso seriam as inúmeras construções antigas que estão de pé até hoje. Mas nesse período avia apenas um conhecimento prático e não teórico porem já demostravam um conhecimento das ciências naturais. A engenharia moderna surgiu com os exércitos, com a descoberta da pólvora que trouce com ela uma evolução na artilharia o que obrigava os exércitos a melhorarem suas fortificações e também com a evolução da matemática e das ciências naturais. E também foi impulsionada pela revolução industrial e pelo movimento filosófico iluminista. O primeiro centro de ensino que ministro o curso de engenharia possivelmente seria a École National des ponts et Chaussés, fundada em paris em 1747, mas o nome de engenheiro civil teria sido usado pela primeira vez pelo inglês John Smeaton pois assim autodenominou-se, ele foi um dos descobridores do cimento Portland.
HISTORIA DA ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL A Engenharia Civil no Brasil iniciou suas atividades de forma não regulamentada no período colonial com a construção de fortificações e igrejas.
No período colonial existiam dois profissionais nessa área que seriam os oficiais engenheiros e os mestres pedreiros. Os oficiais engenheiros pertenciam ao exército português e tinha a função de executar obras de engenharia mas não necessariamente com um curso da área e que realizavam obra