Aula 02 Historia Da Embalgens
Aula
2
História das Embalagens
Há indícios de que as primeiras noções de embalagem remontam à origem do homem, cerca de 500 mil anos atrás, na época do ancestral Pitecantropo. Criadas, inicialmente, para conter e transportar água e alimentos, as primeiras embalagens se constituíam de elementos encontrados na natureza, como chifres ocos, crânios de animais e grandes conchas. Há 150 mil anos, na época dos Neandertais, a Terra estava em processo de esfriamento. Para se protegerem, os ancestrais do homem passaram a se estabelecer em cavernas, estocando alimentos e água. Os primeiros trabalhos manuais foram iniciados nesta época, com a confecção de recipientes em peles que embalavam os alimentos para transporte. Um rudimentar comércio surgia, desenvolvendo a comunicação e trocas entre tribos.
Na era dos Homo Sapiens, 50 mil anos atrás, as necessidades e desejos do homem em evolução, aumentavam gradativamente. Os objetos e utensílios manufaturados refletiam esta evolução, tornando-se mais aprimorados para satisfazê-los. Em aproximadamente 4.000 a.C., na Antigüidade, aparece a escrita. Nesta época inicia-se o intercâmbio de mercadorias entre a Mesopotâmia e o Egito. A embalagem, com conceito de contenção para transporte, armazenamento e finalidades comerciais, teve sua origem neste período. Os produtos eram acondicionados a granel e embarcados em navios. Os recipientes eram basicamente de argila e fibras naturais.
Com a necessidade de transportar produtos a longas distâncias, muda o olhar perante a embalagem. Por volta do ano 3.000 a.C., os egípcios iniciaram a confecção de garrafas de vidro, a partir da moldagem em areia. Eram recipientes rústicos, usados para acondicionar óleos, perfumes e cosméticos.
Com a evolução nos meios de transporte e intensificação do comércio, surge a necessidade de proteger os produtos transportados, evitando-se perdas e contaminações. O precursor do barril é desenvolvido nesta época.
A queda do Império Romano do