Histologia
Vamos apreender como o alimento e transportado da boca até o reto (ãnus).
Para entendermos melhor usaremos como exemplo uma maça.
[pic]
[pic] A maça e ingerida dentro da boca onde ele e triturado na mastigação, nesta região se inicia a digestão. A boca e revestida por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado. Nos lábios pode ser observada a transição do epitélio não queratinizado da boca para epitélio queratinizado da pele. O teto da boca e formado pelo palato duro e mole.
[pic]Faringe: Sua função é servir de passagem para o ar e alimentos. Seu revestimento é estratificado pavimentoso não queratinizado. Esôfago: Sua função é passar a maça para o estomago. A mucosa é revestida por um epitélio estratificado não queratinizado. A camada e muscular é formada por músculo liso em terço inferior. A parte do esôfago localizado na cavidade abdominal é revestida por uma camada serosa.
[pic]Estomago: É um aumento do tubo digestivo e tem como funçao principal continuar a digestão da maça iniciada na boca. É e nessa fasse que o alimento se transforma numa massa o quimo.
[pic] Intestino: O intestino delgado completa a ingestão da maça absorve seu nutrientes e elimina hormônios. O revestimento dentro do intestino delgado tem muitas pregas, com forma semilunar, circular ou espiral, que são dobras da mucosa e da submucosa. O epitélio da mucosa do intestino delgado e formado por vários tipos de células. Os vasos sanguíneos que nutrem o intestino e transportam os nutrientes da maça. A mucosa do intestino grosso secreta muco e absorve água.
Glândulas