histologia
Preparação de tecidos para exame microscópico.
O primeiro processo é a coleta de material para a lâmina. Logo após, vem a Fixação, cuja finalidade é evitar adigestão dos tecidos por enzimas presentes nas próprias células. Endurecendo os fragmentos. A fixação pode ser feita por processos químicos ou fisicos, porém os físicos não são tão utilizados.Infiltramos as células em substâncias que lhes proporcionem uma consistência rígida. A substância mais comum utilizada neste processo é a Parafina, que é habitualmente usada para microscopia de luz. Esteprocesso é chamado Inclusão e geralmente possui duas etapas:
1. Desidratação: consiste em colocar o material coletado em banhos crescentes de Etanol.
2. Clareamento: após os banhos crescentes em Etanol,utilizamos uma substância intermediária que é miscível tanto em etanol como no meio que foi escolhido para inclusão. A substância intermediária mais comum é o Xilol, que faz com que os tecidos fiquemtransparentes.
Depois dessas duas etapas o material é colocado em parafina derretida e quente. A parafina ocupa o lugar do solvente orgânico que evaporou (Etanol e Xilol). Após isto, a parafina sesolidifica e eles ficam rígidos. Os blocos de parafina são levados ao Micrótono: aparelho usado para corte dos blocos de parafina. Após a secção, os cortes são colocados sobre lâminas de vidro, ondeaderem e serão depois corados.
Coloração:
Como dito antes, os tecidos estão incolores e precisando de uma coloração.
Corante:
· Básico: ligam-se a estruturas ácidas. Estruturas são chamadas deBasófilas e possuem cor roxa ou azulada.
· Ácido: ligam-se a estruturas básicas. Estruturas chamadas de Acidófilas e possuem cor rosa.
A etapa final para utilização dos tecidos em lâminas: consiste nacolagem da lamínula sobre o corte, a lâminula impede que haja hidratação do corte pelo humidade do ar ambiente. Pronto, a lâmina já está pronta para o uso, porém, mantêm-se estável por