histologia
● INTRODUÇÃO -
●
INTRODUÇÃO
Toda célula se origina da divisão de uma celular preexistente.
O período que compreende as modificações ocorridas em uma célula desde a sua formação até sua própria divisão em duas células-filhas é denominado ciclo celular.
O ciclo celular compreende duas etapas: a interfase e a mitose.
Para que ocorra a origem de novas células, é necessário que dentre as mesmas, ocorra a divisão celular. Desta maneira, as células dividem-se, produzindo células filhas idênticas à mãe, ou seja, com o mesmo número de cromossomos ou então, células com a metade desses cromossomos.
É através deste mecanismo que todos os seres vivos se reproduzem e dão continuidade a sua espécie.
CICLO CELULAR
Todas as células têm como tributo fundamental a capacidade de crescer e de se reproduzir. No caso das células eucariontes, o processo básico de gênese de novas células obedece a um padrão cíclico que começa com o crescimento celular, determinado por um aumento quantitativo coordenado dos milhares de tipos diferentes de moléculas que a célula tem, inclusive seu material genético, e culmina com a partição de seu núcleo e citoplasma em duas células-filhas. As células originadas repetem o ciclo, e o número de células aumenta exponencialmente. Este processo é denominado ciclo de divisão celular ou, simplesmente, ciclo celular, e serve tanto para manter a vida, em organismos pluricelulares, como para gerar a vida, no caso dos organismos eucariontes unicelulares. Por meio dele, o corpo humano, por exemplo, inicia sua existência a partir de uma única célula, o zigoto, a qual passa por duplicações celulares sucessivas, tanto ao longo do período embrionário como ao longo do desenvolvimento do organismo. Assim,