histologia
Microvilosidades, cílios e flagelos, desmossomos e interdigitações.
Microvilos
Quando observados ao microscópio eletrônico, a maioria das células dos vários tecidos mostra pequenas projeções do citoplasma. Essas projeções podem ser expansões curtas ou longas em forma de “pregas”. As células que exercem intensa absorção, como as do epitélio de revestimento do intestino delgado e dos túbulos proximais dos rins, possuem centenas de microvilos. Cada microvilo mede em média 1µm de altura e 0,08 µm de espessura. Nestas células absortivas o glicocálix é mais espesso que na maioria das outras células, sendo que o conjunto de glicocálix + microvilos é chamado de borda em escova ou borda estriada.
Cílios e Flagelos
Os cílios são prolongamentos dotados de motilidade, presentes na superfície de algumas células epiteliais. Eles medem de 5 a 10 µm de comprimento por 0,2 µm de diâmetro. Os cílios são envolvidos pela membrana plasmática e contêm dois microtúbulos centrais, cercados por nove pares de microtúbulos periféricos. Os dois microtúbulos dos pares periféricos são unidos entre si. A estrutura dos flagelos, que no corpo humano estão presentes somente em espermatozóides, é semelhante à dos cílios, porém os flagelos são mais longos e limitados a um por célula.
Interdigitações
Conjunto de invaginações e evaginações das membranas celulares que se encaixam em células vizinhas e que garantem maior aderência, ou seja, são zonas de aderência que ligam fortemente duas células vizinhas, devido às dobras que suas membranas apresentam.
Desmossomos ou macula adherens
Região de grande aderência, que ligam fortemente duas células vizinhas, são compostos por substancias cimentantes entre as duas membranas, a qual corresponde um sistema de finíssimas fibras (tonofibrilas) nos citoplasmas vizinhos. Cada desmossomo pertence às duas células ligadas por ele.
2) De acordo com o modo pelo qual os