ATPS MATEMATICA FINANCEIRA
Para satisfazer sua expectativa de manter esse dinheiro atualizado fez se necessário a utilização de juros, surgindo assim a matemática financeira.
A matemática financeira desde a antiguidade nos ajuda a descobrir e solucionar muitos problemas financeiros, o melhor tipo de investimento ou a melhor taxa para financiamento.
Taxa
Taxa de juros (i) é o custo ou valor cobrado pelo uso de um determinado Capital. Quando esta taxa é cobrada de instituições financeiras é denominada Ativa; quando a taxa é paga pelas as instituições financeiras aos seus depositantes é denominada passiva.
Juros
É o rendimento de um Capital (C).
Juros simples
É o rendimento de um capital aplicado a uma determinada taxa (i) dentro de um intervalo de tempo(n), sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.
Juros compostos É o rendimento de cada intervalo de tempo, é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja; o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.
Valor Presente Valor inicialmente aplicado que deverá ser corrigido por uma taxa de juros em função do tempo de aplicação.também é conhecido como valor de origem (O), valor Principal(P) ou Capital (C).
Valor Futuro Valor formado pela soma dos juros ao valor presente, valor que se resgata no final de uma operação financeira;pode ser chamado também de Montante (M) ou saldo Futuro (S).
Cálculos de rendimentos
Capital - $120.000,00
Prazo – 18 meses
Taxa de juros -1,25% ao mês
Resolução em regime de juros simples
CN=C(1+i x n)
CN = 120.000,00(1+ 0,0125 x 18) = $147.000,00
Resolução em regime de juros compostos
CN = C(1+i)n
CN= 120.000,00 x(1+0,0125)18 = $ 150.069,29