histologia
Celulas musculares
De origem mesodérmica, os tecidos musculares são formados por células altamente especializadas, com função contrátil. O assunto é bastante comum em provas de vestibulares de todo o país e o aluno deve atentar-se a alguns pontos sempre presentes nestas provas: os tipos de tecidos musculares e suas características básicas (forma da célula; presença/ausência de estriações; número e posição do núcleo; tipo de contração; presença/ausência de discos intercalares). Também é interessante que se tenha uma noção sobre o mecanismo contrátil, a organização do sarcômero e o papel do cálcio na contração.
Por fim, leia sobre fibras brancas (de contração rápida e curta duração) e fibras vermelhas (de contração mais lenta e de grande duração), pois, várias questões já apareceram exigindo conhecimento a esse respeito.
Propusemos várias questões envolvendo esses tópicos relacionados a celulas musculares. Bons estudos e sucesso nas provas!
01) (UFOP-JUNHO/2009) Sobre as células do tecido muscular esquelético, indique a alternativa incorreta.
a) Possuem filamentos finos de actina ancorados à linha Z.
b) Regulam a contração por meio do controle da liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático.
c) São cilíndricas e bem alongadas.
d) Contêm um único núcleo central.
02) (PISM - UFJF/2008) Na natureza, alguns animais podem sofrer auto-amputação de uma parte do corpo para escapar do perigo, como as lagartixas, que possuem um mecanismo de perder a cauda (autotomia caudal). Quando elas fazem isso, o pedaço da cauda solto fica se mexendo de um lado para o outro por alguns segundos e esse movimento atrai a atenção do predador (Revista Ciência Hoje das Crianças 162 - outubro de 2005). Considerando que a musculatura da cauda é estriada esquelética, formada por fibras brancas conhecidas também como rápidas, glicolíticas ou do tipo II, é INCORRETO afirmar que:
a) essas fibras são também chamadas de brancas por terem