histologia
Informações referentes ao ambiente externo do organismo são constantemente enviadas do sistema nervoso central por meio dos órgãos dos sentidos; na porção inicial desses órgãos existem estruturas especiais os receptores cuja função e converter diferentes formas de energia em alterações do potencial e sua membrana, isso chama-se potencial gerador.
Posteriormente as fibras nervosas aferentes transforma esse potencial gerador inicial em potenciais de ações que serão transmitidas ao longo dessas fibras ate o sistema nervoso central levando dessa maneira as informações recebidas, os receptores agem como tradutores que transforma um tipo de energia em outro. São geradores, terminações nervosas ou células especializadas para essa atividade, são varias as formas de energia que podem ser assim convertidas; pois há receptores sensíveis a energia.
Sistema Fotorreceptor
Globo ocular
Os olhos são órgãos fotossensíveis complexo que atingiram alto grau de evolução , permitindo uma analise minuciosa quanto a forma dos objetos, sua cor e a intensidade de luz refletida. Cada olho fica dentro de uma caixa óssea protetora – a orbita- e apresenta basicamente uma câmara escura, uma camada de células receptoras sensoriais um sistema de lentes para focalizar a imagem e um sistema de células para iniciar o processamento dos estímulos e enviá-los ao córtex cerebral.
O olho e constituídos por três túnicas dispostas concentricamente: a camada externa formada pela esclera ( ou esclerótica ) e pela córnea , a camada interna ou túnica vascular, constituída pelo coroide , pelo corpo ciliar e pela íris e a camada interna ou retina que se comunica com o cérebro pelo nervo óptico. Além desses envoltórios , o olho apresenta o cristalino ou lente , uma estrutura biconvexa transparente que e mantida em posição graças a um ligamento circular, a zonula ciliar que se insere sobre um espessamento da camada