histologia
UNASP-EC
TRABALHO DE BIOLOGIA
SOBRE HISTOLOGIA
1° C
DAPHNE TAVARES
GABRIELA TURRA
ENGENHEIRO COELHO
2013
TECIDO EPITELIAL
Os tecidos epiteliais ou epitélios têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular.
O tecido epitelial desempenha várias funções no organismo, como proteção do corpo (pele), absorção de substâncias úteis (epitélio do intestino) e percepção de sensações (pele), dependendo do órgão aonde se localizam.
Tumor de pele: É um tumor formado por células da pele que sofreram alterações e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido, a neoplasia. Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do Sol.
Como evitar: Evitar exposição ao sol, e se ocorrer, estar preparado com equipamentos que protejam sua pele.
TECIDO CONJUNTIVO
As principais células do tecido conjuntivo são os fibroblastos, os leucócitos e as células adiposas. Estruturalmente o tecido conjuntivo possui três componentes: células, fibras e substância fundamental. Os tecidos conjuntivos são os responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo, fazendo a ligação entre as diferentes células e órgãos, mantendo-os unidos e dando suporte mecânico.
Flacidez em fibras colágenas e elásticas: A flacidez é o nome dado ao enfraquecimento das fibras colágenas e elásticas que sustentam os tecidos do organismo, pode ocorrer na pele ou na musculatura esquelética. O processo de enfraquecimento ocorre de forma natural podendo também sofrer influências genéticas, excesso de sol, sedentarismo, alimentação inadequada, fumo, gravidez, obesidade e distúrbios hormonais.
Como evitar: A flacidez pode ser combatida através de musculação, exercícios aeróbios, alimentação