Histologia
Histologia, do grego (hystos = tecido + logia = estudo) é o estudo dos tecidos biológicos, sua formação, estrutura e função.
O tecido corresponde a um conjunto de células semelhantes em sua forma e estrutura e adaptadas a determinada função. A formação ou aparecimento de células com funções diferentes é consequência de divisão de trabalho nos seres pluricelulares, tornando-os melhor adaptados.
No corpo humano encontramos quatro grupos básicos de tecidos:
- Tecido epitelial (divide-se em: epitelial de revestimento e epitelial glandular);
- Tecido conjuntivo (divide-se em: frouxo, denso, cartilaginoso, adiposo, ósseo e hematopoiético);
- Tecido muscular (divide-se em: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco);
- Tecido nervoso.
1 - Tecido epitelial
Apresenta como características: ausência de espaço entre as células, ausência de vascularização e grande capacidade de renovação celular.
Sua função principal é proteger o corpo contra a penetração de HYPERLINK "http://www.todabiologia.com/microbiologia/microorganismos.htm"micro-organismos, substâncias químicas e agressões físicas.
Ele se encontra recobrindo o corpo externamente (epiderme e córnea) e a superfície interna dos órgãos ocos como o estômago, ouvido, nariz, pulmão, boca, útero, bexiga urinária, etc. Além disso, ele é o responsável pela formação de glândulas (fígado, pâncreas, glândulas salivares, etc.).
Como suas células não possuem vasos sanguíneos, os nutrientes são recebidos através do tecido conjuntivo.
a) Tecido epitelial de revestimento:
A superfície externa do corpo e as cavidades corporais internas são revestidas por este tecido. Sua principal característica é ser formado por células justapostas (encostadas uma às outras), a fim de evitar penetração de microrganismos e perda de água. Poderá ter uma única camada de células e será denominado simples, ou várias camadas celulares, o estratificado.
A pele é constituída por camadas: a mais superficial, a epiderme é