Histologia- Tecido epitelial, conjuntivo e osseo
1. O tecido epitelial apresenta suas células justapostas, o que impede a chegada diretamente dos vasos sanguíneos. Descreva o processo pelo qual o tecido epitelial obtém os nutrientes e substâncias informacionais e retira os refugos metabólicos.
Obtêm- se por difusão, uma vez que essas substâncias saem de capilares localizados no tecido conjuntivo adjacente aos epitélios. Da mesma forma, resíduos do metabolismo das células epiteliais passam para o tecido conjuntivo adjacente e são removidos pelos vasos sanguíneos.
2. O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo caracterizado por possuir sua matriz extracelular mineralizada. Esta mineralização garante ao tecido ósseo desempenhar diversas funções, entre as quais: depósito de minerais, proteção para órgãos vitais e funciona com alavanca para os músculos.
Assertiva I — Apesar de possuir urna matriz mineralizada, o tecido ósseo, apresenta vasos sanguíneos no interior de sua matriz. Estes vasos são reconhecidos morfologicamente através dos canais de Harvers e Volkman.
Porque,
Assertiva II — Os canais de Harvers conseguem ser diferenciados na matriz Óssea secundária pela presença de lamelas concêntricas. a As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. b As duas asserções são proposições Verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. c Tanto a primeira como a segunda asserção são proposições falsas d A primeira asserção é preposição verdadeira. e a segunda é uma proposição falsa, e A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
3. Os epitélios glandulares são originados a partir de células de epitélio de revestimento. Depois de passar por um processo de diferenciação suas células são capazes de fabricar, armazenar e secretar substâncias. O fígado é um órgão ligado ao aparelho digestivo e considerado corno uma glândula mista.
Assertiva I - O termo glândula mista se refere ao fato da