histologia dos angiospermas
O ramo da biologia que estuda os tecidos vegetais é a histologia vegetal. Aqui, tratamos da histologia das angiospermas. Grosso modo, tecido é um conjunto de células que desempenham a mesma função.
Como se formam os tecidos vegetais?
Os tecidos vegetais se formam por diferenciação celular (transformação de uma célula embrionária em uma célula especializada) e por desdiferenciação (transformação de uma célula especializada que já perdeu seu poder mitótico em uma célula embrionária).
TIPOS DE TECIDOS VEGETAIS: Há dois grandes grupos de tecidos, os embrionários (meristemas de crescimento), e os permanentes/adultos (proteção, revestimento, condução, sustentação, preenchimento, secreção e excreção). Tecidos embrionários:
Meristema primário - crescimento longitudinal, são provenientes do sistema embrionário, e são localizados no ápice da raiz e do caule. São divididos em: protoderme (dá origem à epiderme); meristema fundamental (forma o córtex ou parênquima cortical); e o procâmbio (origina os tecidos vasculares primários=formação do cilindro central).
Meristema secundário - crescimento em espessura, formado por célula adulta desdiferenciada. São divididos em: felogênio (forma o súber - para fora; e a feloderme - para dentro); e o câmbio (forma o líber/floema para o lado externo, e lenho ou xilema para o lado interno).
súber+felogênio+feloderme=periderme; floema+câmbio+xilema=paquita. Tecidos permanentes ou adultos:
Revestimento ou proteção - protege, impermeabiliza, reveste, etc. São divididos em: epiderme (estômatos/célula guarda - respiração e transpiração-, acúleos - defesa -, papilas - aspecto aveludado em flores-, pêlos/tricomas - defesa contra desidratação, etc -, cutícula -