Histologia - Divisão celular
ENFERMAGEM 2013.2
HISTOLOGIA – PROFª PATRÍCIA RAMOS
DIVISÃO CELULAR- MEIOSE
Fernanda Gehrke Timm - 72718
Rio Grande, novembro de 2013.
• Explicar o processo de meiose, sabendo que neste processo ocorre duas divisões celulares sequenciais, seguidas por divisões celulares que produzem gametas contendo metade do número de cromossomos e metade do DNA encontrado nas células somáticas.
O zigoto e todas as células somáticas derivadas dele são diploides (2n) quanto ao número de cromossomos; portanto, suas células têm duas cópias de cada cromossomo e de cada gene codificado nesse cromossomo. Esses cromossomos são denominados cromossomos homólogos porque eles são semelhantes, porém não idênticos; um conjunto de cromossomos é de origem materna, e o outro é de origem paterna. Os gametas, tendo apenas um número de cada par de cromossômico, são descritos como haploides (1n). Durante a gametogênese, a redução no número de cromossomos para o estado haploide (23 cromossomos em humanos) ocorre através da meiose, um processo que envolve duas divisões sucessivas, a segunda das quais não é precedida por uma fase S. Sabendo que na meiose ocorrem duas divisões que podem ser sequenciais, Meiose I e II, que podem ser sequenciais ou ter uma interfase entre elas, mais ou menos longa, originando 4 células haploides. A divisão I é reducional - separação dos cromossomas homólogos, e a Meiose II é equacional - separação dos cromatídeos, como a mitose. A redução no número de cromossomos para (1n) na primeira divisão meiótica é seguida da redução no conteúdo de DNA para uma quantidade haploide (1d) na segunda divisão meiótica.
Durante a meiose, o par de cromossomos pode trocar os segmentos cromossômicos, com isso alterando a composição genética dos cromossomos. Essa troca genética, denominada crossing-over , e a distribuição aleatória de cada membro dos pares de cromossomos em gametas haploides dão