Histologia - células do tecido conjutivo
O tecido conjuntivo ou conectivo é amplamente distribuído pelo nosso corpo. A principal função do tecido conjuntivo é o preenchimento de espaços vazios, fazendo a ligação de órgãos e de tecidos diversos, além de ser responsável pela sustentação, transporte e defesa.
Os tecidos conjuntivos são, portanto, responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo. Este papel mecânico é dado por um conjunto de moléculas (matriz) que conecta e liga as células e órgãos, dando suporte do corpo. Do ponto de vista estrutural, os componentes do tecido conjuntivo podem ser divididos em três classes: células, fibras (esplanadas ao longo do trabalho) e substância fundamental.
1) A importância das células (abaixo) para o tecido conjuntivo:
Os fibroblastos
Os fibroblastos são responsáveis pela elaboração das fibras e a da substancia fundamental amorfa dos tecidos conjuntivos, tais células são responsáveis pela manutenção da estrutura dos tecidos conjuntivos, produzindo todos os tipos de fibras protéicas, substância fundamental amorfa, como dito anteriormente e dando como exemplo o colágeno e a elastina. Fundamentando assim que são importantes para a nutrição, modulado a atividade metabólica, do tecido em vista e a manutenção do meio extracelular.
Macrófagos
É responsável por fagocitar restos de células (células mortas), materiais extracelulares alterados (provindo de traumas ou infecções), células tumorais, bactérias, vírus fungos e partículas inativas. Ressaltando assim a importância dessa célula para a limpeza do tecido, além disso, proteção evitando a recorrência de infecções futuras, entre outros.
Mastócitos
Os mastócitos, no tecido conjuntivo, desempenham a especial função de anti coagulação, devido uma substância chamada heparina. Fazendo-se importante, assim, para o tecido, evitando perdas de substancias importantes em sangramentos, já que o tecido