Partidos publicos e a publicidade
ANEXO 1 – Atividade Avaliativa 1
1. "O desencantamento da política transforma o espaço público em espaço publicitário, convertendo o partido em aparelho-meio especializado de comunicação e o carisma em algo fabricável pela engenharia midiática" (Mintín-Barbero, Jesús. Os exercícios do ver. Editora Senac: SP, 2011). Explique as novas regras de funcionamento da atividade política, de acordo com Estrela Serrano e escreva um argumento crítico em relação à realidade constatada pela autora.
A atividade política atual adapta-se à chamada "mediatização da vida política", ou seja a comunicação e a política estão unidas, onde os jornalistas e os publicitários buscam convencer seus potenciais clientes (políticos) a lhe garantirem seus serviços de publicidade e propaganda em suas campanhas eleitorais oferecendo sua criatividade para transmitir a mensagem de que é realmente necessário a publicidade política. A nova vida política faz com que os políticos tenham que criar propagandas e campanhas eleitorais cada vez mais interessantes para o público, ou seja, essas características estão fazendo com que a política e a publicidade andem juntos em prol de unir o benefício próprio de ambos. Em governos democráticos, a mídia tem um papel fundamental em criar a imagem do político principalmente através da televisão, um campo da mídia muito influente, onde é apresentado suas ações e elevando as qualidades da pessoa pública.
Os políticos buscam focar mais na visibilidade de sua campanha eleitoral para se elegerem do que no pós eleição, isso demonstra claramente que só querem vender uma imagem inicial e depois que atingem o objetivo de conseguirem ser eleitos não se preocupam tanto em investimentos em publicidade e na mídia em geral. Considera-se o jornalismo um "sub-campo da política" pois ora os políticos são os manipuladores, e ora os jornalistas/publicitários são os manipuladores, uma troca de papéis constante. Infelizmente, essa nova