Histologia animal
1. Tecido epitelial
É um tecido de revestimento interno é externo, que reveste vários órgãos. Tem três origens embriológicas: ectodérmica, mesodérmica e endodérmica. ✓ Ectodérmica é o tecido que reveste externamente o corpo. Ex: epiderme, epitélio do nariz e da boca. ✓ Mesodérmica e endodérmica é o tecido que está em contato com os órgãos internos.
Todos os epitélios estão assentados sobre o tecido conjuntivo. Entre o tecido conjuntivo e as células epiteliais existe uma lâmina, chamada da lâmina basal, secretada pelas células epiteliais. A lâmina basal é constituída de colágeno associado a glicoproteínas e polissacarídeos e é de grande importância devido a suas características auto-imunitárias.
1. Classificação dos epitélios
Os epitélios são classificados de acordo com as camadas de células que os constituem.
Todos os epitélios estão assentados sobre o tecido conjuntivo. Entre o tecido conjuntivo e as células epiteliais existe uma lâmina, chamada da lâmina basal, secretada pelas células epiteliais. ✓ Epitélio simples: é o epitélio formado por uma camada de células. Ex: epitélio dos vasos sanguíneos. ✓ Epitélio pseudo-estratificado: formado também por uma camada de células, de tamanhos variados, dando impressão de uma estratificação. Ex: epitélio da traquéia, fossas nasais e brônquios. ✓ Epitélio estratificado: são formados por varias células. Ex: epitélio da pele.
2. Diferenciação da superfície livre das células epiteliais
As primeiras diferenciações que podem surgir na superfície livre das células epiteliais são os cílios e os microvilos. ✓ Cílios são centríolos modificados. Seu batimento direciona o deslocamento de partículas; ocorrem por exemplo no epitélio da traquéia, deslocando para o exterior do corpo muco , bactérias e partículas de poeira, evitando, assim, que elementos estranhas penetrem nos pulmões. ✓ Microvilos ou microvilosidades: são projeções da célula com função de aumentar a superfície. Ex: intestino.