HISTERESE E INDUT NCIA M TUA 1
Victor de Mendonça¹
RESUMO: Um transformador é um dispositivo que transforma uma corrente elétrica (senoidal) com uma diferença de potencial, em outra corrente senoidal proporcionalmente diferente, devido a relação de espiras em seus enrolamentos primário e secundário. Esse fenômeno só é possível por meio da indutância mútua, onde bobinas em um mesmo circuito compartilham um fluxo magnético e como conseqüência uma corrente induzida. A Curva de Histerese é utilizada em cálculos no dimensionamento de dispositivos eletromagnéticos, a curva de histerese relaciona o campo magnético e a densidade de fluxo, a última em sinais alternados apresenta um atraso que força o campo a ser orientado em sentido contrário para anulá-la. O ciclo contínuo desse efeito gera perdas relacionadas à troca de calor do material com o meio. Para evitar ou diminuir as perdas por histerese é necessário fazer uma escolha correta de material o núcleo da máquina elétrica.
Palavras- chave: Transformadores. Histerese. Indutância mútua. Campo Magnético
INTRODUÇÃO Os transformadores possuem uma grande aplicabilidade e funcionalidade, que se estendem desde as residências até as indústrias e seus atuadores que dependem de energia elétrica como fonte de energia. Duas características a serem analisadas no artigo decorrente são a Histerese e a Indutância Mútua. A primeira diz respeito ao efeito criado devido ao atraso entre densidade de fluxo e campo magnético num material ferromagnético. Indutância mútua é o fenômeno que possibilita ao transformador a relação de tensão de entrada e tensão de saída, pois através da indutância e seu respectivo campo magnético é gerada a diferença de potencial na saída do transformador, proporcional a da entrada.
1 TRANSFORMADOR O transformador é uma máquina elétrica com a função de transformar tensões mantendo a potência, sendo o mais comum o Transformador Abaixador. Para o funcionamento deste equipamento, o