Hist
A Idade Média foi uma época muito importante para a história , e nela ocorreram importantes transformações na sociedade, nas instituições, no modo de o homem olhar para si e para o mundo , e como conseqüência o direito perpassou todos esses momentos, absorvendo as mudanças e criando a forma de regulação social. É nesse período que ocorreram as invasões bárbaras, a formação do Império de Carlos Magno, a formação de uma Igreja Católica organizada e centralizada politicamente, a Inquisição, a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, a formação das primeiras universidades, o renascimento do comércio e o surgimento da burguesia.
Especialmente, a Idade Média representou o auge e o declínio da sociedade feudal, na qual o poder político era muito fragmentado, o que possibilitou a convivência de vários direitos, especialmente representados pelos costumes.
Desenvolvimento :
A Idade Média foi a época história européia que compreende os séculos V a XV. Para facilitar o estudo, os historiadores dividiram este período de 1000 (mil) anos em Alta Idade Média (século V a X) e Baixa Idade Média (século X a XV). O primeiro período se iniciou com o fim do império romano e com as chamadas invasões bárbaras, na verdade invasão e expansão territorial de diversos povos germânicos. Essas invasões deram origem à formação de vários reinos. No período da Baixa Idade Media ocorreu o desaparecimento das cidades, em certa medida motivada pela parca agropecuária, que se limitava a garantir o sustento dos senhores de terras. Em verdade, não havia mercado, tal como conhecemos hoje, porque a produção agrária era de subsistência e havia circulação mínima de moeda (dinheiro). Os produtos não eram vendidos, apenas trocados por outros, caracterizada a economia baseada no escambo de mercadorias Na Alta Idade Média o trabalho passou a ser desenvolvido sob o regime de servidão, em contraposição ao regime escravocrata anterior. O servo é figura bem diferente do