hist
Perguntas:
1 – Explicar a conjuntura política, econômica e social das colônias espanholas na América.
2 – Evidenciar as influências externas que impulsionaram a independência da América Espanhola;
3 – Contextualizar a independência do México;
4 – Explicitar o pensamento de Símon Bolívar para o processo de independência;
5 – Diferenciar a independência da América Espanhola em relação a dos Estados Unidos e do Brasil;
Respostas:
1 – Em relação a política, houve um descontentamento dos colonos em relação as medidas metropolitanas que atingiu níveis altos, movimentos de oposição ao domínio espanhol e defensores da política passaram a ocorrer. A econômia impôs as colônias um forte controle econômico, delimitando atividades a serem desenvolvidas e cobrando altos impostos. Boa parte do período colonial não tinha projeto de independência. Grupos e líderes desejavam estabelecimentos de um país livre eram raros e tinham baixo apelo social.
2 - A independência das treze colônias e a formação dos Estados Unidos, primeiro país soberano do Novo Mundo, tornaram-se o exemplo e a fonte de inspiração para os movimentos latino – americanos que lutavam pela emancipação política e pela ruptura do pacto colonial. O regime republicano, baseado no pensamento iluminista, exerceu enorme fascínio sobre a aristocracia “criolla” da América Espanhola.
3 - No início do século XVII o México, controlado pela Espanha, era uma região essencialmente rural,e a elite criolla, formada pelos proprietários de terra, filhos de espanhóis e nascidos na América, embora desejasse a independência política, temia que um processo revolucionário pudesse incentivar as camadas populares a lutar pela ampliação de seus direitos. No entanto, a influência das idéias iluministas e o retorno do antigo modelo colonial hispânico, proveniente da queda de Napoleão Bonaparte, levaram o padre Miguel Hidalgo y Costilla a dar o grito de independência do México, em Dolores, no dia 16 de setembro de