cinematica do trauma
Cinemática do Trauma
Londrina
2013
1. Trauma
Trauma é uma lesão caracterizada por uma alteração estrutural ou fisiológica resultante da ação de um agente externo que resulta na exposição a uma energia (mecânica, térmica, elétrica), esta energia pode ter origens bio-físico-químicas.
2. Cinemática do trauma
Cinemática do Trauma é o processo de análise e avaliação da cena do acidente, com a finalidade de se estabelecer um diagnóstico o mais precoce possível das lesões resultantes da energia, força e movimentos envolvidos. Através da cinemática do trauma o socorrista pode informar ao médico intervencionista e/ou regulador dados de suma importância para o tratamento mais adequado a ser dispensado na fase hospitalar, e também guiar seu próprio atendimento pré-hospitalar.
2.1. Cinemática de trauma torácico
Impactos na região do tórax atingem inicialmente o esterno. Ele absorve grande parte da energia e cessa abruptamente. No entanto, a parede posterior do tórax e os órgãos na cavidade torácica continuam a se mover para frente. O coração e a aorta ascendente são relativamente “soltos” na cavidade torácica, mas a aorta descendente é firmemente fixada à parede posterior. Com isto, quando se cria uma grande aceleração (ex.: impactos laterais) ou grandes desacelerações (ex.: colisões frontais), produz-se um momento entre o complexo arco aórtico e a aorta descendente, levando a uma secção total ou parcial da aorta nesta região (próximo ao ligamento arterioso). Quando total, há um grande sangramento e o paciente morre no local do acidente. Já quando parcial, forma-se um aneurisma traumático, que pode se romper minutos, horas ou dias após. Portanto, pelo mecanismo de trauma, deve-se suspeitar pelo tipo de lesão, permitindo investigação e tratamento em tempo hábil.
Compressões da parede torácica resultam frequentemente em pneumotórax. Isto porque há um fechamento involuntário da glote no momento do impacto, aumentando a