Hist
Mariana Lô Pedrosa
Prova: História Geral
Curso: Ciências Sociais Turno: Diurno, 2015.
1) Compare, analise e comente as abordagens de Pierre Vilar e Max Weber sobre o surgimento do capitalismo.
Pierre Vilar aborda uma visão Marxista sobre a transição do feudalismo para o capitalismo. Busca explicar que tal transição não ocorreu de forma instantânea, foi um processo longo e dividido em etapas onde cada país teve suas variações e peculiaridades.
“A cada modo de produção corresponde não somente um sistema de relações de produção, como um também um sistema de direito, de instituições e de formas de pensamento. Um regime social em decadência serve-se precisamente deste direito, dessas instituições e desses pensamentos já adquiridos, para opor-se com todas as suas forças às inovações que ameaçam sua existência. Isto provoca a luta das novas classes, das classes ascendentes, contra as classes dirigentes que ainda acham-se no poder e determina o caráter revolucionário da ação e do pensamento que animam estas lutas". ( Vilar,1975, p.47 )
Para Marx a origem do capital burguês ocorre por meio da acumulação primitiva de capital. Essa acumulação ocorre devido à expropriação agrária, proletarização das massas rurais, exploração colonial e saques. Para ele a expropriação agrária e proletarização das massas ocorreram devido à violência legalizada, que separou o produtor de seus meios de produção.
Vilar acredita que foi no final do século XVII para o XVIII que os períodos finais da transição ocorreram. É nesse período que de fato ocorre a separação do produtor e dos meios de produção, organização e divisão do trabalho e aumento do trabalho individual. Os Estados agora passam a buscar o lucro, cobrando impostos e priorizando a industrialização.
Por fim, é no final do século XVIII que o avanço tecnológico acaba por culminar a chegada da era capitalista. A partir disso a