Hist
O mito uma necessidade de produção humana e ele não podia estar desaparecido das sociedades ocidentais. De fato, o nosso mundo está povoado de heróis míticos e de idéias míticas. Vivemos numa época capitalista e numa sociedade de consumo desenfreada onde o maior mito é a felicidade do consumo. Também podemos se dizer que o mito foi à primeira tentativa para explicar a realidade. O pensamento mítico teve inicio da Grécia séc. XXI ao VI a.C. Nasceu da vontade de explicar o mundo e afastar os medos, o mito não obedece nem a lógica nem a verdade cientifica, é uma verdade que não precisa provas para ser aceita. Os mitos constituem pontos de referência, modelos, neste mundo tão efêmero e também é fácil de ver na televisão séries e filmes que nos contam como será o fim do mundo e como será o futuro do homem. Séries como Millenium, Ficheiros Secretos e etc invadem a nossa casa construindo-nos um mundo de representações e provocando uma série de sensações modeladoras do nosso imaginário. Outra questão interessante e importante do nosso século são os mitos políticos.
A razão, forma de pensar que é o cerne de todo pensamento científico, nem sempre existiu. Seu surgimento se deu nas cidades gregas da Ásia Menor, no século VI antes de Cristo, graças aos filósofos pré-socráticos, inventores dessa forma de pensar tão cultuada entre nós e legítimos precursores da filosofia. Neste curso fascinante, serão apresentadas as condições do surgimento da razão, as características e os problemas desse processo, enfatizando a importância desses verdadeiros inventores da razão.
Diferença entre mito e razão
A razão é algo verdadeiro algo que o usar o raciocínio para provar já o mito é algo irreal. No mito não sabemos o que é real já a razão nos dá a certeza de que é verdade. A própria razão tem Limites, ou seja a razão não atua separada do ser humano é algo que se forma e se desenvolve com o ser humano e com todas as suas limitações, a razão não é algo de absoluto mas sim algo