hist
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Verbenacial
Género: Duranta
Espécie: Duranta repens
Filo: Angiosperma
Nome Binominal
Duranta repens
Pingo-de-ouro ou violeteira
É uma planta ornamental nativa do México muito utilizada para paisagismo. Essa planta é um arbusto lenhoso de ramagem densa amarela- esverdeada, que fica com cor mais exuberante se exposta ao sol pleno. Produz pequenos frutos amarelos no outono que atraem os pássaros. É usada muito pouco no cultivo de bonsai.
Este arbusto de folhas douradas surgiu através de uma mutação da violeteira. Sua popularização foi um verdadeiro fenômeno no paisagismo brasileiro. O pingo-de-ouro, ao contrario de outros arbustos tradicionais, tem um crescimento muito rápido, o que aliado a sua cor amarela vibrante foram os grandes responsáveis pela sua larga utilização. É uma planta excelente para topiaria, principalmente para os iniciantes. Além disso, presta-se como bordadeira cerca viva, renque e até mesmo para a formação de bonsai.
Não indicada para jardins de baixa manutenção, pois exige poda mais frequentes que outros arbustos. Quando não podado produz pequenas flores arroxeadas, róseas ou brancas e frutos esféricos, pequenos e amarelos, além disso, suas folhas perdem um pouco a tonalidade dourada.
Devem ser cultivadas á plenos sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante á seca. Tolera o frio e as geadas. Multiplica-se por estaquia e mais raramente por sementes, já que estas podem originar pingos-de-ouro e violeteiras. Requer podas de formação e manutenção frequente utilize sempre luvas para manipular esta planta, pois os ramos podem ser espinhosos.
Descrição
Planta arbustiva lenhosa: espinhenta, de altura, em torno de 1,50 metros, formato irregular.
As folhas são cor verde-limão, muito ornamentais produz flores pequenas campanuladas na cor branca, na primavera ou