Hist Ria
Durante a Primeira República os trabalhadores não possuiam leis que garantissem seus direitos trabalhistas e ainda lidavam com a desvalorização de seu trabalho. Não tinham direito a aposentadoria, indenizações e pensões. Muitos chegavam a trabalhar 12 horas por dia, podendo muitas das vezes trabalhar sete dias por semana. Mulheres recebiam menos que os homens, que já recebiam um salário baixo, e crianças recebiam salários ainda menores que os salários das mulheres.
O Estado interferiu diretamente nas relações estabelecidas entre trabalhadores e patrões
Os trabalhadores tiveram acesso, pela primeira vez em toda a história do Brasil, a uma legislação trabalhista que garantiu uma série de direitos e a proteção contra dos mesmos a exploração dos patrões.
A maior parte da legislação trabalhista em vigor hoje em dia, foi produzida na Era Vargas
A legislação trabalhista da Era Vargas foi criada tendo como principal preocupação, controlar o crescimento do movimento operário e a influência das ideias comunistas no Brasil. Por isso o governo se antecipou as demandas do movimento operário e ele mesmo produziu as leis trabalhistas
Foram criados inúmeros instrumentos para combater a ação dos elementos considerados perigosos e subversivos (contrários a uma ordem estabelecida pelo governo) entre os trabalhadores, por está razão, ocorreu a perseguição e o isolamentos das lideranças comunistas e socialista dentro dos sindicatos.
Um mecanismo de controle da Era Vargas foi o Peleguismo. O pelego era um representante camuflado do governo que agia infiltrado dentro dos sindicatos, seu objetivo era influenciar a tomada de decisões