Hist Ria
1. Localizar no tempo e no espaço a Revolução Industrial.
A revolução industrial deu-se no século XVIII, em Inglaterra.
2. Explicar as condições da prioridade inglesa na Revolução Industrial: políticas, sociais, económicas e os progressos técnicos.
Enquanto na maioria dos países europeus vigoravam monarquias absolutistas, em Inglaterra, no final do seculo XVIII, tinha sido instituída uma monarquia parlamentar. A gentry e a burguesia, estavam representadas no parlamento, conseguindo, por isso, fazer aprovar leis favoráveis às atividades a que se dedicavam. A existência de mão-de-obra era abundante. Disponibilidade de capitais para investimento, proveniente do comércio colonial. Abundancia de matérias-primas, tanto na Inglaterra (ferro,hulha,lã) como nas colonias (algodão e madeira).
Crescimento de mercado interno, devido ao aumento da população e à existência de boas vias de comunicação que permitiam a distribuição dos produtos pelas diversas regiões. Existência de um amplo mercado externo, pois as colonias inglesas não só abasteciam a indústria inglesa de algumas matérias-primas, como tinham de consumir produtos industriais fornecidos pela metrópole.
Boa rede de comunicações, nomeadamente portos, rios e canais, posteriormente complementada com a construção de pontes e estradas, o que facilitava o transporte da matérias-primas e o comércio interno. Mas também houve progressos técnicos, como por exemplo a maquina a vapor de James Watt.
3. Indicar os principais setores de arranque.
A Industria têxtil desenvolveu-se em Inglaterra, devido à abundancia de lã de algodão. A indústria metalúrgica teve um grande desenvolvimento, pois a utilização da energia do vapor veio dar um grande impulso a esta indústria, permitindo fabricar um número elevado de máquinas em ferro e aço.
4. Elaborar um quadro em quadro em que comparares as alterações no modo de produção.
Manufaturas
Maquinofatura
Oficina
Fabrica
Artesão
Operário
Elevados Custos
Baixos custos
Menor