Hist Ria E Teoria Da Educa O F Sica
História e teoria da educação física
Regina Celia Aragao Da Silva
Vitória,
2015
Atividade da 3ª semana
Na pré-história a educação física já era praticada, porque todas as atividades humanas dependiam do movimento, da atividade física, pois os homens viviam numa situação de nomadismo, ou seja, precisavam se deslocar em busca do seu próprio alimento como a caça e pesca, e precisavam correr, nadar, saltar e lutar. Muitas das atividades que eram praticadas por questão de sobrevivência, hoje são praticadas por pessoas do mundo inteiro como forma de lazer e esporte.
Percebemos a presença da Atividade Física associada a uma movimentação corporal que produziu um aprimoramento de habilidades motoras prontas para garanti a sobrevivência do homem sobre a terra, ao passo, que estas habilidades também procuraram atender ás necessidades e objetivos de cada época histórica. Com o avanço do estagio civilizatório da humanidade, estas habilidades motoras passaram a serem utilizadas com finalidades de ordem guerreira, terapêutica, esportiva e educacional.
Até hoje as atividades físicas realizadas da pré-história ao renascimento, estão vivas e sendo praticadas no mundo escolar e no cotidiano, sendo ela feita por campeonatos escolares ou atividades físicas realizadas numa simples aula, atividades essas que foram e são fundamentais a crianças, jovens e adultos sendo utilizadas geralmente como diversão e lazer, ou até mesmo servindo como profissão.
As atividades físicas do passado têm bastante influência no presente, sofreram mudanças e evoluíram para modalidades que se arrastam por anos e anos e estão presentes nas escolas até hoje, como a luta, dança, ginástica entre outros. Sendo essas atividades praticadas em todo o Brasil e pelo mundo, atividades essas, que muitas vezes impulsionam os sonhos de vários alunos, que almejam se tornar atletas e futuros campeões. Este não é um caminho fácil, mas uma escolha para um futuro